Maria Margarida Marques

No dia 25 de Abril de 1974 estava sozinha com o meu filho de um ano de idade e não ouvi rádio, pelo que saí de casa para o levar ao infantário. Ao lá chegar reparei que não havia nenhuma criança, as empregadas disseram que tinha havido qualquer coisa em Lisboa, mas não sabiam explicar o quê, disseram que podia deixar o meu filho e assim fui apanhar o comboio para ir trabalhar.

Ao chegar ao Cais do Sodré, eu e as poucas pessoas que atravessavam o largo, ficámos a olhar espantados para o alcatrão que estava todo esfacelado e, olhando para direcção do Terreiro do Paço, lá estavam dois tanques. O que estará a acontecer, pensei, mas decidi continuar o caminho até ao Largo do Chiado onde trabalhava na Seguradora Mundial.

Quando lá cheguei é que vi muitos soldados, muita gente e todos os meus colegas à porta da Companhia. O nosso administrador daquela altura disse-nos que fôssemos para casa que tinha havido uma revolução, mas, entretanto, ele próprio teve de entrar para ir buscar uma colega da secção de pessoal, que queria à viva força trabalhar porque tinha de fazer os ordenados.

Voltei então a ir buscar o meu filho a pensar muito feliz que ele nunca teria de ir para Angola ou Moçambique participar numa guerra que ninguém entendia, nem queria.

Nos dias seguintes também não fomos trabalhar, pois o jardim das traseiras do edifício da Seguradora dava para a rua António Maria Cardoso onde era a PIDE e estava ocupado por soldados. Quando voltámos, ainda se manteve por uns dias a presença duns soldados especiais, enormes, que estavam na entrada e era um pouco assustador.

A partir daí foi tudo coisas novas, reuniões a toda a hora e muitas mudanças, mas devo confessar que, apesar de estar feliz com isso, não entendia muito bem tudo o que se passava.

69 anos, Profissional de Seguros Reformada

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s